28 de fev. de 2013

A promiscuidade da imprensa baiana

Já escrevi nesse blog inúmeras vezes sobre o baixíssimo nível da imprensa esportiva na Bahia. Nos últimos anos tenho até nutrido certa esperança de ver o cenário mudar. Uma nova geração de jornalista mais bem informada e preparada está chegando ao mercado e mudando um pouco o perfil da coisa. A situação, porém, ainda está muito longe do ideal. Essa semana, um pequeno fato serviu para mais uma vez escancarar o quanto, além de tosca, nossa imprensa pode ser promiscua e\ou corrupta.

Esses dias, acompanhando o noticiário esportivo, eu soube do interesse do Vitória na contratação de um zagueiro brasileiro, conhecido com Kanu, que está atuando no Standard Liège da Bélgica. Descobri que o cara é baiano de Salvador e que está querendo voltar a sua terra, de preferência atuando no rubro negro.

Pois bem, diante do interesse do clube baiano, a imprensa local passou a divulgar algumas noticias sobre o atual momento dele no clube belga. A maior parte das informações dá conta de que o atleta passa por excelente momento em terras europeias.

Em uma dessas matérias, o site Bahia Notícias informa que Kanu foi eleito o melhor jogador em campo no último domingo, na partida entre Standard e Genk. A matéria, porém, não divulgou a fonte dessa eleição. Depois de ler a matéria eu fiquei curioso e fui procurar saber quem tinha escolhido ele como “O Cara do jogo”. Na minha pesquisa não achei nada sobre tal eleição. Por outro lado descobri que dos últimos três jogos o cara só jogou um, e saiu de campo com uma pequena lesão. No site da Liga Belga, há realmente um quadro sobre o melhor da partida, que no caso em questão não foi ele.

Até ai nada tão extraordinário assim. Mas resolvi continuar tentando achar a tal fonte, não encontrei, mas soube de uma coisa que muito me surpreendeu. O autor da matéria do site Bahia Notícias é assessor de imprensa do jogador. Essa realmente é uma relação muito doida. A falta de fonte me permite, inclusive, desconfiar que quem o elegeu como o melhor em campo, em Liège, pode ter sido o próprio assessor, direto de Salvador.

É possível, que o tal do Kanu seja um ótimo zagueiro, que realmente esteja passando por grande fase, que tenha sido escolhido melhor em campo e que eu simplesmente não tenha encontrado a fonte. Isso, porém, não diminui em nada o absurdo que é um assessor utilizar de um veículo de imprensa para promover seu assessorado. Pena é que esse provavelmente não é um caso isolado, nem exclusivo da mídia baiana.  É só o reflexo dos valores dominantes em nossa imprensa e na nossa sociedade como um todo.


PS, eu não sou jornalista. Esse blog é pessoal. Mas ainda assim o espaço está aberto para os envolvidos tentarem esclarecer a situação ou corrigir alguma informação.

6 comentários:

  1. Já venho observando há muito tempo isto no bahia notícias. Lamentável, o tal do maurício naiberg, o cara parece mais ser assesisor do vitória.

    ResponderExcluir
  2. Coloca o Link da matéria no bahia noticias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/24233-kanu-e-escolhido-mais-uma-vez-como-melhor-em-campo-em-rodada-do-campeonato-belga.html

      Excluir
  3. Beleza Peter. Infelizmente o que desconfia e outros fatos desta natureza são comuns na imprensa, seja ela esportiva ou não, ( permita, “É só o reflexo dos valores dominantes”) cada um de forma clara ou não está defendendo seus interesses, Por pura ousadia, reproduzir seu texto, por achar pertinente e, sobretudo corajoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dalmo. Obrigado pelo espaço. Quando escrever outro texto que achar interessante te envio pra ver se cabe no seu blog! Abraço

      Excluir
  4. Cabe sim todos, e com seu crédito pessoal e referencia ao seu BLOG, te agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir

Não é? ou não é ou não é? ééééééé